A hora da refeição. A tradição de Familia.

Aqui em casa hora da refeição eh uma rotina que quase nunca muda, especialmente a hora do jantar. Eh como se fosse uma tradição da nossa família. “todos sentam juntos a mesa”. O café da manha eh a única refeição que as crianças geralmente comem antes da gente, pois a manha eh um horário meio complicado. No almoço geralmente sou eu com as crianças( as vezes o Dave vem pra casa e almoça conosco)  no jantar todos sentamos juntos.

Eu li um artigo bem interessante na revista Abril sobre a importância de sentarmos a mesa com nossos filhos , Leia:

“Comida, carinho e cultura são servidos juntos quando a família se reúne para fazer uma refeição. Esse hábito, porém, vem perdendo espaço para horários apertados de pais e mães que trabalham fora e filhos que se dividem entre a escola e outras atividades. Mas vale a pena fazer um esforço para mudar isso. Estudo da Escola de Pedagogia de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que quem compartilha regularmente as refeições com a família come melhor e tem maior bem-estar físico e emocional. 

Crianças e adolescentes são favorecidos ainda no desenvolvimento social. Os pequenos ampliam o vocabulário e têm quase duas vezes mais chances de tirar boas notas. Quanto mais refeições junto dos pais, de acordo com pesquisa do Centro Nacional de Dependência e Abuso de Drogas da universidade de Columbia, mais os filhos se dão bem na escola e atrasam a iniciação sexual; e menos eles bebem, fumam, usam drogas, ficam deprimidos, brigam ou desenvolvem distúrbios alimentares (como a anorexia).

”Esses momentos de união são uma oportunidade rica de convívio e aprendizado. O encontro e a presença aumentam a afetividade entre pais, filhos e irmãos”, confirma o psicólogo Áderson Costa Júnior, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). ”Durante a refeição, quanto mais entendimento e atenção para ouvir, dialogar e demonstrar carinho, mais a criança será estimulada a estender essas atitudes para outras áreas da vida, como a escola e a relação com os amigos”, acredita a educadora Cris Poli, apresentadora do programa Supernanny Brasil, do SBT. “

Eh muito importante numa família termos tradições que nossos filhos levarão com eles quando não estiverem mais conosco. Esse mesmo artigo diz que a melhor hora de começar essas tradições eh quando a criança eh ainda bebe, pois essa pratica será uma coisa normal, mesmo na adolescência, o adolescente vai continuar querendo fazer parte desta hora tão especial para a família.

Devemos também lembrar que  fazer parte de ministério na igreja eh importante e gratificante, mas lembremos também que nossa família eh o nosso primeiro ministério dado por Deus,que triste ver pais e mães que deixam os filhos sozinhos em casa enquanto vão a igreja pra trabalhar pro Senhor, enquanto o maior trabalho que o Senhor nos deu esta dentro de casa ” A nossa família”. A hora da refeição eh uma ora onde a relação entre pais e filhos se desenvolve bastante e a amizade e amor crescem.

Em casa a nossa tradição eh: Nao comemos antes de agradecer ao nosso fornecedor(nosso Deus),geralmente na hora que oramos o prato já esta com a comida, e todos que sentem o desejo podem fazer uma oração curta. No café da manha como geralmente as crianças sentam pra comer enquanto eu arrumo as coisas na cozinha, a nossa filha mais velha Amy, lê uma oração de um livro de orações pra crianças, na realidade são poemas de gratidão ao nosso Senhor. Essa já virou uma tradição aqui também, toda manha quando o prato esta pronto uma das crianças diz: Amy pega o livro, vamos orar!

Aqui vai um videozinho que fiz outro dia pra vocês verem. Nesse video eles comem o famoso “Porridge Oats” (Aveia) aqui na Irlanda este eh um café da manha bem popular, os nossos filhos comem aveia pelo menos 3 vezes por semana.

Aqui também tem outro artigo que encontrei no blog  Mulher única, bem interessante :

Em um novo estudo publicado no periódico Social Policy Report, Barbara Fiese, pesquisadora da Universidade do Illinois, sugere que o incentivo às refeições em família deveria ser visto como algo positivo para a saúde.

“Há poucas coisas que os pais podem fazer pela família, que sejam tão positivas para a saúde, como disponibilizar 20 minutos diários, algumas vezes durante a semana, para juntar todos os membros da família ao redor da mesa para fazer uma refeição”, diz Fiese. Alguns benefícios indicados pela pesquisadora são o fato que, de acordo com as pesquisas realizadas pelo Family Resiliency Center, crianças que fazem as refeições acompanhados da família desenvolvem um maior vocabulário (pois têm a oportunidade de conversar com pessoas de outras idades e próximas), têm menos propensão à obesidade e transtornos alimentares, desenvolvem menos transtornos de comportamento e, em média, consomem mais frutas e vegetais que outras crianças. Além disso, os pais também poderiam ter mais controle sobre os horários das refeições e limitar atividades paralelas à alimentação.

“Outras pesquisas mostram que essa simultaneidade de atividades durante as refeições leva as pessoas, por diversos fatores, incluindo ansiedade, a consumir comidas ricas em açúcar e gordura ao invés de optar por comidas mais saudáveis.

Fazer refeições em conjunto com a família vai além de compartilhar comida. Pode ajudar as pessoas a relaxar, se comunicar e se conhecer melhor, diminuindo os conflitos”, diz a pesquisadora, que também pesquisa a importância das rotinas familiares para promoção do bem-estar.“As pessoas se esforçaram e aprenderam que usar cinto de segurança ou capacete é importante para a proteção. Por que não pensar nas refeições em família como uma forma de melhorar a saúde de todos os membros da casa?”, questiona Fiese.(Society for Research in Child Development)

Anúncios

3 pensamentos sobre “A hora da refeição. A tradição de Familia.

  1. Oi Kinsellas,o artigo `e muito bom e encorajador,eu concordo plenamente com a “mentalidade” de que familia tem que ta junto mesmo,refeicao como ja dizia mamae `e “sagrado” velho ditado que cresci ouvindo e posso compartilhar que me serviu muito,posso dizer que aprendi q comer de tudo porque sempre via meus pais comendo legumes,verduras,frutas e etc… crianca copia tudo,sabendo disso porque nao ensina-los a comer bem e cuidar da saude,nao `e mesmo? Parabens pelo blog e continuem postando arquivos educativos com esse!Adorei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s