Escola em casa- com uma mae coruja!

Fazem muito tempo que estou tentando escrever um artigo sobre escola em casa. Nao sei se todos vocês já sabem, o Dave e eu desde que nos casamos decidimos que educariamos nossos filhos em casa. Apesar de não ser muito popular aqui na Irlanda, escola em casa eh autorizada pelo governo e conhecemos muitas famílias que também o fazem.

Muitas pessoas imaginam muita coisa sobre Escola em Casa, na realidade acho esse sistema bem espontâneo, ate hoje não conheci nenhuma família que faz tudo igualzinho a outra família, nos tentamos colocar uma rotina que se identifica com a nossa família, nem sempre sai como planejado, e pra dizer a pura verdade as vezes não temos “aula” mas acreditamos que nossos filhos estão aprendendo sempre, não soh quando estão sentados estudando livro didático,aprendem através da vida cotidiana. Nao gostamos de aulas também, e aqui em casa quando tudo corre bem as aulas são bem produtivas.

Hoje vou falar um pouco pra vocês sobre o que os nossos filhos estão aprendendo no momentos, soh pra matar a curiosidade daqueles que não conseguem imaginar como o sistema funciona. Eh so uma geral, somos bem flexíveis e mudamos a rotina se algo na nossa vida cotidiana muda, como quando recebemos visitas ou alguém esta doente, ou temos que ir as compras.

Amy,

Gosta muito de estar envolvida em todas as atividades necessárias, hoje de manha quando eu disse que depois que eles terminassem de colorir eu iria colocar uma foto no blog, ela ficou super empolgada, terminou todas as outras matérias e tarefas rapidinho.

No momento a Amy estuda quase todas as matérias num currículo Americano chamado Switched-on- schoolhouse,eh um programa pra computador que tem todas as matérias, ela estuda : Biblia, Linguagem e Artes,ciências, Geografia e Historia – quando ela termina ainda pela manha, ela pratica a escrita e vocabulário. Depois do almoço eh exercício físico e tarefas caseiras.

A Amy eh uma ótima ajuda aqui em casa, ela tem uma personalidade linda, o seu passatempo favorito eh ler, ela gosta de biografia e poemas, mas ultimamente ela soh tem lido antes de dormir, pois durante o dia a leitura eh mais sobre as matérias estudadas. Ela completou 8 anos em Dezembro.

Amy 8 anos de idade. Ama colorir.

Amy 8 anos de idade. Ama colorir.

Naomi,

Alem de ter a aparência Brasileira , ela também tem uma personalidade bem Brasileirinha. Assim como a mãe dela, ela soh gosta de fazer aquilo que lhe agrada. Ama colorir, passaria o dia inteiro soh fazendo isso. Quando a elogiamos ela diz que vai ser uma artista quando crescer.

Aqui em casa o nosso sistema de educação no momento eh: Aprender a ler e escrever primeiro e depois introduzir livros onde eles aprenderão quase todo o resto, então o nosso desejo eh ensina-los a amar a leitura. No caso da Naomi isso ainda não aconteceu, ela ama ouvir estórias,mas ler ela ainda não tem paixão, apesar de ja saber ler, ela prefere fazer outras coisas, como artes,pintura, cozinhar,costurar , etc.. qualquer coisa que seja prazeroso ao olhos dela.

Assim como a Amy, a Naomi eh uma ótima ajudadora, apesar de ser super dramática, eu sempre brinco que ela seria uma ótima atriz pras novelas da globo,haha.. mas ela eh super sensível e ama a todos de uma forma muito bonita, a Amy diz que não existe irmã como a Naomi, elas são as melhores amigas, apesar das brigas, sempre gostam de estar juntas.

No momento o Dave esta ensinando a leitura pra Naomi, assim como ele fez com a Amy e fazera com o Judah, Rebekah, Sarah e Rachel (se Deus permitir neh), ele os ensinam muito bem, e como inglês eh a língua dele nos concordamos que ele ensinaria o inglês e eu o resto, com a ajuda dele eh claro. A Naomi também pratica a escrita e matemática. Outras materias serão introduzidas assim que a leitura ficar um pouco mais forte.

A tarde tem o exercício físico, que se ela puder, ela escapa, mas se eu fizer de uma forma que ela possa dar muita risada e curtir mesmo, ai ela entra com tudo e aproveita também.

Naomi eh ótima com as cores, como vocês podem ver neste desenho ai, ela escolheu todas as cores.

Naomi 6 anos de idade.Arte eh a sua materia favorita.

Naomi 6 anos de idade.
Arte eh a sua materia favorita.

Rebekah,

A Rebekah, soh tem 4 aninhos que acabou de completar em Janeiro, ela eh bem quietinha. Gosta muito de montar quebra-cabeca, se eu deixar ela fica horas montando todos os quebra- cabecas que eu tenho em casa.

Ela eh muito meiga e educada, soh tem coisa boa pra falar dos outros,e sente doh quando os irmãos estão em apuros..haha,  ela coloriu este desenho hoje de manha, e a cada dia vemos mais e mais o crescimento dela nesta área.

Florzinha da mamãe, ela não gosta muito de ajudar nas tarefas em casa, mas gosta de “brincar com o bebe” enquanto os outros ajudam a mamãe.

No momento a Rebekah esta aprendendo o alfabeto, a fonética e escrita. Nos também estamos introduzindo números e formas.Ela esta indo muito bem.

Bekah, 4 anos de idadeCada dia que passa vemos um progresso no desempenho com o lapis.

Bekah, 4 anos de idade
Cada dia que passa vemos um progresso no desempenho com o lapis.

Judah

Eh o nosso garoto. Lindo com 5 anos de idade que acabou de completar em Janeiro. Ele esta pronto pra começar a escola com tudo.

Com todos os nossos filhos nos usamos um site na internet que ajuda a praticar as coisas que estamos ensinando no dia a dia , se chama: Starfall eh um site muito bom pra crianças, eu ate recomendo se você gostaria que seu filho(a) aprendesse inglês, soh tenho coisa boa pra falar deste site. Nos decidimos ficar membros do site pois os nossos filhos usam bastante, mas tem bastante coisa que voce pode usar sem precisar ficar membro.

O Judah gosta de estudar, ele eh mais como o Dave e a Amy,ele ja esta lendo muita coisa, e na realidade ele esta aprendendo com o site e muitas vezes sozinho, uma vez por semana ele escolhe um livro pra ler pra gente, ainda esta no nível básico, mas pra uma criança de 5 anos esta ótimo.

Ele se distrai bastante com as coisas ao redor, então precisamos trabalhar um pouco na concentração dele, mas nas outras coisas esta indo tudo bem, ele gosta de exercício físico desde que não seja “boring” (chato), quando eu estou no meu dia de “super mae” os nossos filhos amam a nossa escolinha em casa. Todo dia de manha na minha cama eles vem: Mae quando vai começar a Aula?!!! eu devo estar fazendo algo direito neh?!!

Judah, 5 anos de idadeColorir nao eh o seu [passatempo favorito, mas quando ele esta inspirado ele faz um otimo trabalho.

Judah, 5 anos de idade
Colorir não eh o seu [passatempo favorito, mas quando ele esta inspirado ele faz um ótimo trabalho.

 Essas fotos mostra muito da personalidade do meu amozinho Judah. Ele eh um super irmão.  E super filho também.

O big Brother.. O Judah ama se sentir o mais velho, o protetor das irmazinhas.

O big Brother.. O Judah ama se sentir o mais velho, o protetor das irmãzinhas.

Sarah

Ela gosta de pensar que ela também esta na nossa escola. Na realidade ela esta, pois senta na aula, derruba todos os lápis e materiais no chão,escreve no livro dos outros,pinta a parede, coloca a mão na tinta de pintura e passa em tudo que eh parte do corpo dela e de outros se eu não ver a tempo. digamos assim, a Sarah faz com que a nossa aula seja bem- interessante! ou melhor : Extressante!!!

Com essa carinha, ela nos faz rir muito, ninguém consegue ficar bravo por muito tempo com a ela.

Ela ficou na fila esperando pra tirar foto do desenho dela, se sentiu o máximo quando todos disseram: wow, Sarah que lindo o seu desenho!

Assim como a Rebekah, a Sarah tem aprendido bastante, ela ja sabe quase todo o alfabeto e números, ela ja conta ate 20, sabe as cores e formas. Mas tudo na brincadeira, na realidade acho que nem ela sabe que ela sabe tudo isso, pois no momento eh tudo alegria pra Sarah, quero que ela aproveite muito o seu tempo de crianca, tudo que ela aprendeu eh por que ela quiz sentar e “atrapalhar” as nossas aulas, sem querer acabou entrando tudo la na cabecinha dela, quando chegar a hora de usar vai estar tudo la guardadinho pronto pra ser aberto.

A Sarah eh super simpática, com ela eh soh alegria.

A Sarah com 2/5, como da pra ver na foto, ele gosta mais de tirar foto do que colorir.

A Sarah com 2/5, como da pra ver na foto, ele gosta mais de tirar foto do que colorir.
Anúncios

8 pensamentos sobre “Escola em casa- com uma mae coruja!

  1. Parabéns. Estou até emocionada de ler o seu blog, a educando e brincando, tudo muito lindo, mais uma vez meus parabéns um grande exemplo de mãe espero que muitas mães leiam seu blog pois tem, muito pra ensinar . Beijuuss

  2. nossa mas vc precisa por essas crianças em uma escola, criança precisa ficar em
    contato com outras crianças, precisam se socializarem, precisam de estudo!
    nunca parou pra pensar no futuro de seu filhos, como serao quando forem adutos,
    como mae sempre pensamos, num futuro brilhante, p os filhos.
    voce se acha capaz de ensinar tudo o que eles necessitam?
    e se um dia forem fazer uma faculdade?? ja pensou??

    • Ola Cleo, obrigada pelo seu comentario, confesso que voce nao eh a primeira pessoa (que apesar de nao nos conhecer e ter passado um tempo conosco)fez o mesmo comentario. Eu nao posso te responder agora pois a minha resposta seria enorme, mas vou responder atraves de artigos que colocarei aqui no blog mesmo. Mas soh uma coisinha que gostaria de falar aqui neste comentario :
      A maior razao pela qual nos fazemos ” homeschooling” Escola em casa eh por que eu quero dar o melhor pros meus filhos, e por que quero sim que um dia eles facam uma faculdade. eh por causa de eu pensar no futuro deles, que decidimos estar com eles enquanto sao educados, nao existe ninguem melhor pra educar filhos do que os proprios pais, nos acreditamos que Deus nos deu os nossos filhos e nos somos responsaveis pelas pessoas que um dia eles se tornarao, tudo em volta deles influenciara na pessoa que um dia eles serao.
      Nossos filhos bastante contato com outras criancas, outras familias que tambem fazem escola em casa, e na realidade comparado com o tamanho da atual familia Brasileira, os nossos filhos tem mais contato com outras criancas do que uma crianca que as vezes eh filho unico que passa 5 horas na escola e volta pra casa pra assistir tv ou jogar video games. Mas vou colocar tudo aos poucos aqui no blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s