Nossa escola

Faz muito tempo que quero escrever sobre esse tema, mas sempre que começo acabo desistindo pois fica muito longo ou algo acontece que me faz parar e acabo não terminando, hoje não saio da frente deste computador enquanto não tiver terminado este post!

Muita gente tem me perguntado qual eh a nossa rotina com a escola e crianças. Eu vou ser sincera desde já, a minha rotina muda muito, nem sei se pode ser considerado rotina… enfim tem semana que tudo vai bem e acontece tudo da maneira que planejei. Mas como sou uma mulher barriguda, com um ser crescendo dentro de mim, as vezes preciso ficar na cama um pouco mais de manha, tirar uma soneca a tarde ou uma criança precisa de mais atenção hoje do que precisou ontem, essas coisinhas corriqueiras as vezes me atrapalha e atrasa a nossa escola.

A realidade eh que nos acreditamos em escola tempo integral, sou mãe tempo integral, me considero também uma professora tempo integral, a nossa casa, carro,biblioteca publica,park,igreja, etc… todos esse lugares são a sala de aula,eles aprendem constantemente. Então acreditamos que Homeschooling eh o nosso estilo de vida. O nosso primeiro objetivo eh ensina-los a ler e escrever, depois disso tudo fica mais fácil.

Eu sei que mesmo assim precisamos de um horário durante o dia onde temos a nossa “aula” que eh mais formal, e isso acontece quase todas as manhas. Quando eu digo quase eh por causa daquelas coisinhas que mencionei no segundo paragrafo.

Aqui vai um pouco do nosso dia hoje. Como a nossa rotina muda fica mais fácil eu passar pra vocês o que acontece a cada dia.

Todos de manha arrumamos a nossa cama e nos trocamos. As mais velhas (Amy e Naomi) ajudam as menores e se trocarem e arrumar a cama. Depois do cafe da manha, se a manha esta bonita(e hoje estava) deixo eles brincarem no Jardim enquanto eu dou uma geral na cozinha e preparo a sala de aula. Com 6 pequenos, tudo isso varia no tempo, geralmente começamos a nossa aula entre 9:30 e 10:00hrs da manha. Tem outras coisas que acontece entre esse horário mas sera pra outro post.

Na nossa família, (como inglês não eh a minha primeira língua) o Dave ensina os nossos filhos a ler em inglês.

A Amy lê fluentemente desde os 5 anos. Agora com 8 anos, leitura eh o seu passatempo favorito.

Neste vídeo abaixo que fiz o ano passado você pode notar. Ela não só lê, mas coloca vida na historia ou poema. Eu amo ouvi-la lendo. Esse poema eh muito bonito. Desculpe mas eh em inglês. Um dia quem sabe ela vai ler assim em Português.

Ela também já esta quase terminando o currículo da terceira serie que se chama Switched-on-Schoolhouse

Como o currículo eh no Computador com as matérias : Inglês, Matemática,ciências,geografia, historia e bíblia. Ela pratica a escrita depois que termina a lição do dia.

Hoje ela praticou a escrita, e esta quase terminando SOS, ai em setembro pretendemos começar um outro currículo pra quarta serie.
Tirei essas fotos hoje pra mostrar pra voces, durante a nossa aula.

Ela eh bem Caprichosa. A letra de mão esta melhorando dia a dia

Ela eh bem Caprichosa. A letra de mão esta melhorando dia a dia

Letra de mao. Ela esta se saindo muito bem

Letra de mao. Ela esta se saindo muito bem

Este eh um relatorio de livro que ela faz toda semana. Depois que ela termina um livro ela faz um pequeno relatorio sobre o o que ela mais gostou naquele livro e por que.

Este eh um relatório de livro que ela faz toda semana. Depois que ela termina um livro ela faz um pequeno relatório sobre o que ela mais gostou naquele livro e por que.

A Naomi esta lendo,mas como esse não eh ainda o seu interesse, ela precisa de mais incentivo, ela esta com quase 7 anos e lê desde os 4 mas ainda não eh fluente, ela ama as aulas com o Dave e esta aprimorando a sua leitura todos os dias.

Na escrita a Naomi também tem crescido bastante, ela aprende Matemática, inglês, um pouco de ciências, historia,geografia e bíblia. Não forco muito, gosto que a criança se interesse, se ela não se interessar eu espero o interesse chegar e sempre chega.

Ela também esta começando pintura. Nos acreditamos em incentivar a criança no que eles gostam, e a Naomi ama arte. Compramos um curso de Pintura em aquarela, vem em 10 DVDs ensinando passo a passo, e hoje eu e a Naomi assistimos a nossa primeira aula, e fizemos a nossa primeira pintura. Amamos!!!

Aprimorando a leitura com o papai.

Aprimorando a leitura com o papai.

Amei essa foto. Ela esta lendo um livro Amish que se chama  " Kitten in the well"

Amei essa foto. Ela esta lendo um livro Amish que se chama
” Kitten in the well”

Letra de forma melhorando também.

Letra de forma melhorando também.

Sua primeira aula de verdade de pintura. Amou!

Sua primeira aula de verdade de pintura. Amou!

Essa fui eu que pintei. Nao ficou como a do professor mas nos chegamos la. Foi um otimo tempo que passamos juntas aprendendo uma coisa que nos duas somos interessadas.

Essa fui eu que pintei. Nao ficou como a do professor mas nos chegamos la. Foi um otimo tempo que passamos juntas aprendendo uma coisa que nos duas somos interessadas.

O Judah que esta com 5 anos consegue ler em nível básico, consegue ler uns livrinhos com um paragrafo na pagina, cada dia que passa notamos que ele tem melhorado muito, parece que ele sera como a Amy.

Ele aprende matemática, Inglês e um pouco do resto também.

Hoje ele teve aula com o Dave mas so pensei em tirar foto depois que eles ja tinham terminado, mas vou colocar aqui uma foto dele praticando as palavras aprendidas na semana, tirei a foto semana passada. Ele pratica a escrita também.

O Judah gosta de fazer as coisas rapido pra poder ir brincar mais, quando ele quer  capricha bastante mas quando esta com pressa... olha a mao suja dele que veio correndo do Jardim e nem passou pelo banheiro pra lavar a mao. :-)

O Judah gosta de fazer as coisas rápido pra poder ir brincar mais, quando ele quer capricha bastante mas quando esta com pressa… olha a mão suja dele que veio correndo do Jardim e nem passou pelo banheiro pra lavar a mão. 🙂

Lendo as palavras da Semana. Essa foi tirada a semana passada

Lendo as palavras da Semana. Essa foi tirada a semana passada

A Rebekah esta com 4 anos, sabe o alfabeto e os sons das letras, já lê palavras pequenas. Esta quase em nível básico, creio que mais algumas semanas e ela chega la.

Eu uso alguns livros Amish pra ensina-la o currículo pre escolar : formas geométricas, letras,coordenação e outros. Nada muito formal, nesta idade gosto de ensinar brincando por isso uso com ela e as duas mais novas um pouco do método Motessori.

Hoje ela fez a leitura com o Dave ( não consegui fotografar pois ela perde a concentração… talvez amanha eu consiga) ela também trabalhou um pouco com os livros que mencionei acima.

Aqui na Irlanda o ano escolar começa em setembro, eu comecei o nosso 2 semanas atras, gosto de começar antes pois tenho mais dias livres durante o ano se quisermos viajar ou mesmo só tirar folga quando o novo bebe nascer.

Aqui na Irlanda o ano escolar começa em setembro, eu comecei o nosso 2 semanas atras, gosto de começar antes pois tenho mais dias livres durante o ano se quisermos viajar ou mesmo só tirar folga quando o novo bebe nascer.

Aqui outra dela pintando o desenho da primeira pagina.

Aqui outra dela pintando o desenho da primeira pagina.

Nossa isso aqui esta ficando grande demais…

As pequenas:

A Sarah e Rachel 3 e 2 aninhos, amam fazer parte da nossa aula. Eu confesso que as vezes eu perco a paciência, pois elas escrevem em tudo e todos,e muitas vezes acabam atrapalhando a concentração dos outros. Então a partir de ontem decidimos separa-los. Fizemos a aulinhas delas na hora do intervalo dos outros. Amanha vou tentar fazer antes da aula dos outros começar. A Rebekah 4 anos, A Sarah e a Rachel acordam quase sempre no mesmo horário e ja começam a bagunça, as 07:00hrs então acho que vou dar cafe da manha pra elas esse horário e começar uma aulinha relax só com elas. Eu conto pra vocês se a ideia der certo ta?!!

Hoje o Dave trabalhou com o alfabeto pras duas menores, que apesar de saber as letras ainda se confundem com os sons. Bom, a Sarah só né, pois a Rachel nem fala direito ainda.:-)

Dave fazendo uma aulinha bem animada com as pequenas!

Dave fazendo uma aulinha bem animada com as pequenas!

As três super empolgadas com o professor engraçado. Hoje ele foi visitante na nossa aula, geralmente o Dave so ajuda com a leitura, mas hoje decidiu me ajudar numa hora que eu estava meio cansada.

As três super empolgadas com o professor engraçado. Hoje ele foi visitante na nossa aula, geralmente o Dave só ajuda com a leitura, mas hoje decidiu me ajudar numa hora que eu estava meio cansada.

Bom, este foi o nosso dia. Logico que aconteceram outras coisas no nosso dia, a maioria das fotos foram tiradas antes do almoço que geralmente acontece as 13:00hrs. A aula de pintura aconteceu a tarde depois do almoço.

Hoje não fiz um post sobre as coisas que sou agradecida por hoje, mas eu faco amanha, estou super cansada de escrever.

Ate Amanha

2 pensamentos sobre “Nossa escola

  1. Oi Dani sou nova por aqui e achei seu blog bem interessante. Vou pegar algumas idéias da sua Home schoolinng. Por mais que nao tenha intenção de educar meu filho em casa full time concordo com vs que qualquer lugar e sala de aula e da pra ensinar bastante coisa a ele. Ele vai fazer 3 anos em novembro. Beijos

Deixe um comentário

